Help Us Shape The Internet's Future

Relatório do Fórum de Políticas Pós-ICANN56 – ALAC/Comunidade At-Large

O que aconteceu no ICANN56?

Além de debater sobre as alterações no Estatuto da ICANN e sobre o trabalho em andamento do CCWG-Responsabilidade e os Grupos de Trabalho de PDP da GNSO, o ALAC (At-Large Advisory Committee, Comitê Consultivo At-Large) se concentrou em assuntos relacionados a processos importantes para a eficiência da organização da Comunicação At-Large. Esses processos incluem a ratificação das Regras de Procedimentos revisadas do ALAC, o estabelecimento do Comitê de Seleção de Indicados do ALAC e a decisão sobre o processo de seleção do representante do ALAC no CSC (Consumer Standing Committee, Comitê Permanente do Consumidor).

A Revisão do At-Large também foi um dos pontos centrais. O examinador independente reuniu-se com a comunidade frente a frente, participou como observador em muitas sessões e realizou entrevistas qualitativas durante o ICANN56. Os vídeos promocionais da Revisão do At-Large também foram produzidos.

Quanto às RALOs (Regional At-Large Organizations, Organizações Regionais At-Large), foram realizadas a Assembleia Geral da EURALO e a Reunião conjunta AFRALO-AfrICANN. A Declaração Conjunta da AFRALO-AfrICANN sobre a Transição da IANA e o Aprimoramento da Responsabilidade da ICANN foi aprovada e encaminhada à Diretoria da ICANN. Os líderes das RALOs também reuniram-se com membros importantes da equipe de políticas da ICANN e o consultor externo para discutir sobre o programa piloto de produção de documentos e concordaram em estabelecer uma pequena força-tarefa voltada para a implementação desse programa.

Dando continuidade ao trabalho de divulgação e envolvimento, os líderes At-Large reuniram-se com alunos do NextGen e fellows da ICANN a fim de aprimorar o conhecimento deles sobre a comunidade. Além disso, entrevistas em vídeo dos três principais presidentes do ALAC foram gravadas como parte do projeto sobre a história do At-Large.

Outros destaques incluíram a reunião conjunta entre as equipes de liderança do ALAC e do GAC, a reunião conjunta entre o ALAC e o IPC (Intellectual Property Constituency, Grupo Constituinte de Propriedade Intelectual) e a conversa entre o Grupo Constituinte de Usuários Não Comerciais e a Força-tarefa de Tecnologia At-Large com relação à exploração de ferramentas de comunicação como alternativas ao Skype.

Confira as fotos das atividades do At-Large no ICANN56.

 

Trabalho futuro

O processo de seleção do representante do ALAC no CSC começará no início de julho para atender ao prazo estabelecido de 22 de julho de 2016 para encaminhar dois candidatos que serão considerados pelo CSC.

O trabalho de Revisão do At-Large continuará. O examinador independente ITEMS colaborará com a equipe da ICANN para distribuir uma pesquisa global para toda a Comunidade At-Large e realizar mais entrevistas qualitativas com os membros At-Large e outras partes interessadas. Para incentivar maior participação, a ITEMS também fará apresentações em seminários na web que serão realizados pelas RALOs.

As atividades após a 2ª Cúpula At-Large (ATLAS II) definirão uma conclusão. Em colaboração com a equipe de políticas da ICANN, a Força-tarefa de Implementação da ATLAS II fará a revisão e finalizará o Relatório de Implementação das Recomendações da ATLAS II, que será encaminhado para o ALAC a fim de obter uma ratificação. O Relatório ratificado será enviado para a Diretoria da ICANN e apresentado no ICANN57 em Hyderabad como o produto final da ATLAS II.

Quanto às RALOs, a Organização Regional At-Large da Ásia, Austrália e Ilhas do Pacífico e a Organização Regional At-Large da América do Norte se dedicarão ao planejamento de suas respectivas Assembleias Gerais, que serão realizadas no ICANN57 e no Encontro da ARIN em abril de 2017. Além disso, um banco de dados centralizado e baseado na web das ALSs (At-Large Structures, Estruturas At-Large) será desenvolvido completamente e verificado pelos líderes de RALOs e representantes de ALSs de modo a consolidar e preservar as informações de inscrição, contato e comunicação das ALSs.