Help Us Shape The Internet's Future

Relatório de Políticas Pré-ICANN59 – Comunidade At-Large

O que esperar no ICANN59

No ICANN59, a Comunidade At-Large realizará 25 sessões, incluindo atividades de divulgação e reuniões com outras partes interessadas. A comunidade em geral se dedicará a três áreas:

  1. Discussões sobre políticas da ICANN – o At-Large realizará discussões sobre assuntos de interesse público pertinentes à comunidade de usuários finais, incluindo proteções para consumidores de novos gTLDs (generic Top-Level Domain, Domínio Genérico de Primeiro Nível) e abuso do DNS (Domain Name System, Sistema de Nomes de Domínio). Os membros do At-Large também estão convidados a participar das discussões entre comunidades.
  2. Assuntos organizacionais – entrando na próxima fase de uma revisão organizacional, os líderes da Comunidade At-Large usarão as sessões de trabalho presenciais dedicadas para começar a desenvolver o Plano de Implementação e a Avaliação de Viabilidade das Recomendações da Revisão do At-Large. Além disso, as discussões iniciais do ATLAS III (Third At-Large Summit, Terceira Cúpula do At-Large), que deverão ser realizadas durante o ICANN64, também começarão em Johanesburgo.
  3. Atividades da AFRALO (African Regional At-Large Organization, Organização Regional At-Large da África) – a AFRALO aproveitará o ICANN59 para interagir com as ALSs (At-Large Structures, Estruturas At-Large), bem como a comunidade africana de usuários finais. Uma plenária da GA (General Assembly, Assembleia Geral) e uma série de eventos – incluindo sessões de capacitação, evento local de divulgação e demonstração – foram organizados e é esperada uma participação de quase 50 representantes de ALSs.

Histórico

Discussões de políticas da ICANN

A Comunidade At-Large tem defendido intensamente o interesse público na ICANN. Além de estabelecer um Grupo de Trabalho de Interesse Público, o ALAC (At-Large Advisory Committee, Comitê Consultivo At-Large) enviou uma série de declarações com conselhos de políticas para a Diretoria da ICANN sobre o tópico de Compromissos de Interesse Público para novos gTLDs.

O At-Large está satisfeito com os recentes acontecimentos na ICANN, incluindo a contratação de Bryan Schilling, o primeiro diretor de Proteção ao Consumidor da ICANN e a criação da DART (Domain Abuse Reporting Tool, Ferramenta de Relatório de Abuso de Domínio).

No ICANN59, o At-Large ministrará tutoriais em colaboração com especialistas para educar seus membros sobre as proteções ao consumidor e abuso do DNS. Esses especialistas incluem membros sênior da equipe do Departamento de Conformidade Contratual da ICANN, Dave Piscitello, da ICANN, e Greg Aaron, do iThreat Cyber Group.

Durante o Fórum de Políticas do ICANN59, os membros do At-Large deverão participar ativamente nas discussões entre comunidades, particularmente nas sessões dedicadas aos requisitos de políticas da próxima geração do RDS (Registration Directory Services, Serviços de Diretório de Registro) de gTLDs e nomes geográficos no primeiro nível. Esses tópicos também serão discutidos durante as sessões da liderança do At-Large. A intenção é assegurar que os membros do At-Large estejam todos familiarizados com os principais assuntos de políticas da ICANN para que eles possam contribuir de maneira significativa para as discussões.

Assuntos organizacionais

Em fevereiro de 2017, a ITEMS International, o examinador independente, publicou seu Relatório Preliminar sobre a Revisão da Comunidade At-Large. O ALAC e a WP (Working Party, Equipe de Trabalho) da Revisão do At-Large enviaram uma resposta abrangente como uma Declaração do ALAC imediatamente após o ICANN58. O ALAC apoia plenamente oito das dezesseis Recomendações propostas pela ITEMS, apoia parcialmente cinco e rejeita três delas. As Recomendações apoiadas pelo ALAC são geralmente sobre as funções do ALAC na divulgação, ampliação de conhecimento e participação nos processos e nas políticas da ICANN. O ALAC acredita que muitas dessas recomendações já estão sendo implementadas. Um foco importante das Recomendações da ITEMS e sugestões de implementação envolvem alterações estruturais significativas na Comunidade At-Large. O ALAC acredita que essas propostas não reconhecem as políticas existentes que permitem e apoiam os membros individuais. Com opiniões semelhantes ao ALAC e à WP, as cinco RALOs (Regional At-Large Organizations, Organizações Regionais At-Large) enviaram em conjunto uma Declaração separada específica sobre os assuntos e as recomendações particularmente relevantes para as RALOs. As duas Declarações incorporam várias contribuições ascendentes de toda a Comunidade At-Large por meio de teleconferências, reuniões presenciais e diversos canais de colaboração e comunicação. Além disso, 73 ALSs participaram diretamente em votações on-line de ratificação da Declaração das RALOs, que resultaram em um amplo apoio.

Em maio de 2017, a ITEMS publicou seu Relatório Final. Com isso, a Comunidade At-Large passou para a próxima etapa do processo de revisão, voltada para o desenvolvimento do Plano de Implementação e da Avaliação de Viabilidade de cada recomendação. Essa análise será enviada para o Comitê de Eficiência Organizacional da Diretoria da ICANN antes da ICANN tomar alguma medida sobre as Recomendações da ITEMS. Durante o ICANN59, o At-Large realizará uma sessão de trabalho dedicada a fim de discutir o método para realizar essa análise. As Declarações do ALAC e das RALOs foram a principal base desse documento.

Atividades da AFRALO

A plenária da GA da AFRALO será realizada na quarta-feira, 28 de junho, com a participação de representantes de quase 50 ALSs de 30 países e territórios africanos. A AFRALO assinará um Memorando de Entendimento com o AFRINIC durante a GA. Os Executivos da ICANN e um membro da Diretoria falarão no evento, e as ALSs debaterão sobre vários tópicos, incluindo os Princípios Operacionais da AFRALO, a Estratégia de Divulgação do AF 18 e maneiras para melhorar a participação das ALSs na ICANN. Uma demonstração cultural e um evento de networking serão realizados no fim do dia, após a GA, com um discurso de Steve Crocker e Göran Marby, uma apresentação das ALSs da AFRALO e um show de dança típica africana.

Além disso, as ALSs da AFRALO terão a oportunidade de participar de todo o Encontro ICANN59 e assistir à sessão diária de capacitação voltada para as políticas da ICANN. Os membros antigos da AFRALO trabalharão como mentores, ajudando os novatos a entender como participar do PDP (Policy Development Process, Processo de Desenvolvimento de Políticas) da GNSO e redigir declarações de conselhos do ALAC, bem como saber mais sobre a tendências de segurança que afetam os registrantes, a Comunidade Empoderada da ICANN e o RDS da próxima geração. Göran Marby, presidente e CEO da ICANN, também participará de uma discussão com as ALSs da AFRALO sobre os desafios da conectividade enfrentados por muitas áreas rurais na África.

Além disso, 30 alunos da Universidade de Johanesburgo, bem como alguns jovens membros do Innovation Hub Management Company da universidade se juntarão às ALSs da AFRALO no local do Encontro na segunda-feira, 26 de junho. Eles participarão de um diálogo sobre as tecnologias de informação e comunicação e assuntos sobre políticas da Internet relevantes para os usuários finais.

Detalhes da sessão

Consulte o Espaço de trabalho do ICANN59 para ver os detalhes das sessões do At-Large.

Discussões sobre políticas

            Sessão de Trabalho do ALAC e dos Líderes Regionais – Parte 2

            Segunda-feira, 26 de junho | 10h30 – 12h | Salão 4

            Sessão de Trabalho do ALAC e dos Líderes Regionais – Parte 3

            Segunda-feira, 26 de junho | 13h30 – 15h | Salão 4

            Sessão de Trabalho do ALAC e dos Líderes Regionais – Parte 5

            Quarta-feira, 28 de junho | 13h30 – 15h | Salão 4

Assuntos organizacionais

            Sessão de Trabalho do ALAC e dos Líderes Regionais – Parte 2

            Terça-feira, 27 de junho | 9h15 – 10h15 | Salão 4

            Encerramento do ALAC e dos Líderes Regionais – Parte 2

            Quinta-feira, 29 de junho | 13h30 – 15h | Salão 4

Atividades da AFRALO

            Participação da comunidade local da AFRALO

            Segunda-feira, 26 de junho | 9h30 – 12h | Salão Bill Gallagher

            Capacitação da AFRALO – Sessão 1

            Segunda-feira, 26 de junho | 12h15 – 13h15 | Salão 4

            Capacitação da AFRALO – Sessão 2

            Terça-feira, 27 de junho | 8h – 9h | Salão 4

            Capacitação da AFRALO – Sessão 3

            Quarta-feira, 28 de junho | 8h – 9h | Salão 4

            GA da AFRALO – Parte 1

            Quarta-feira, 28 de junho | 9h15 – 10h15 | Salão 4

            GA da AFRALO – Parte 2

            Quarta-feira, 28 de junho | 10h30 – 12h | Salão 4

            Demonstração da AFRALO e Confraternização da Comunidade

            Quarta-feira, 28 de junho | 18h30 – 20h | Salão 4 e Foyer nível 4

             Capacitação da AFRALO – Sessão 4

            Quinta-feira, 29 de junho | 8h – 9h | Salão

            Encerramento das atividades da AFRALO no ICANN59

            Quinta-feira, 29 de junho | 12h15 – 13h15 | Salão 4

Reunião com outras partes interessadas

            Reunião do ALAC e do GAC (Governmental Advisory Committee, Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais)

            Terça-feira, 27 de junho | 10h30 – 11h15 | Salão 1

            Encerramento do ALAC e dos Líderes Regionais – Parte 1 [discussão com o SSAC (Security and Stability Advisory Committee, Comitê Consultivo de            Segurança e Estabilidade)]

            Quinta-feira, 29 de junho | 10h30 – 12h | Salão 4

Reuniões dos Grupos de Trabalho

            Subcomitê do ALAC sobre Divulgação e Participação

            Terça-feira, 27 de junho | 11h30 – 12h30 | Salão 4

            Força-tarefa de Tecnologia do At-Large

            Quarta-feira, 28 de junho | 9h15 – 10h15 | Comitê 2

            Grupo de Trabalho do At-Large sobre Interesse Público

            Quarta-feira, 28 de junho | 17h – 18h | Salão 4

            Grupo de Trabalho do At-Large sobre Capacitação

            Quinta-feira, 29 de junho | 9h15 – 10h15 | Salão 4