Help Us Shape The Internet's Future

Relatório da Comunidade At-Large posterior à reunião ICANN58

O que aconteceu na reunião ICANN58?

Na ICANN58, a Comunidade At-Large teve 26 sessões para deliberar sobre tópicos prioritários que influenciam a comunidade, em especial, sua revisão organizacional permanente. Os membros de At-Large se engajaram com a examinadora independente ITEMS e outras partes interessadas da ICANN, incluindo a Diretoria da ICANN, o Comitê Consultivo Governamental (GAC) e a Organização de Apoio para Nomes de Domínio com Código de País (ccNSO), para deliberar sobre os resultados da pesquisa da ITEMS e as recomendações propostas por essa examinadora. O ALAC e as RALOs também fizeram avanços importantes na finalização de suas respostas ao relatório preliminar a ser encaminhado para comentário público da ICANN.

A Comunidade At-Large aproveitou a reunião ICANN58 para conversar sobre assuntos de políticas da ICANN e trocar perspectivas com outras partes interessadas. Os tópicos objeto das conversas incluíram assuntos sobre o Subgrupo da Via de Trabalho 2 (WS2) do GT Intercomunitário sobre Melhoria da Prestação de Contas da ICANN (CCWG-Prestação de Contas), Diretrizes para o Painel de Revisão de Semelhanças de Processos Estendidos (EPSRP) para o Processo de Via Expressa dos Domínios de Topo de códigos de país (ccTLDs) de Nomes de Domínio Internacionalizados (IDNs), e a revisão da concorrência, confiança do consumidor e escolha do consumidor (CCT).

As Organizações Regionais At-Large (RALOs) fizeram várias atividades para melhorar o nível de engajamento. Especialmente, a Organização At-Large Regional da Europa teve sua Assembleia Geral (AG), uma sessão conjunta com o Grupo de Usuários Não-Comerciais (NCUC) e um debate para tratar a questão da função dos usuários finais na ICANN. Muitas Estruturas At-Large (ALSes) e recém-chegados participaram ativamente dessas sessões. Com o apoio da equipe da ICANN, os membros de At-Large aproveitaram eficientemente o estande da ICANN para promover o trabalho da comunidade entre os estudantes da NextGen e os Fellows da ICANN.

Próximos passos

Na semana seguinte à ICANN58, o ALAC e as RALOs vão completar suas respostas coletivas ao Relatório Preliminar de Revisão de At-Large. Depois de consultar com a Comunidade At-Large geral, o ALAC e as RALOs vão encaminhar suas manifestações ao Comentário Público da ICANN e emitir o(s) voto(s) de ratificação depois de 24 de março. Os membros de At-Large também são encorajados a remeter suas respostas individuais ao Comentário Público.

Na ICANN58, o grupo de tarefas de critérios e expectativas das ALS (Estruturas At-Large) avançaram com seu plano de comunicações que visa melhorar as ferramentas e processos para garantir o engajamento total de membros das ALS nas atividades da ICANN. Depois de ter divulgado este plano entre as RALOs e de ter obtido os compromissos para a implementação, a Equipe de Liderança do ALAC liderará a execução do plano e rastreará e finalizará sua implementação antes da ICANN59.

No futuro, o Grupo de Trabalho sobre a Evolução da ICANN vai se focar no Comentário Público atual e no próximo da ICANN sobre as deliberações da Via de Trabalho 2 (WS2) do CCWG-Prestação de Contas. O GT vai assistir o ALAC na elaboração de manifestações de posição sobre vários tópicos dos Subgrupos.

Depois da troca com o Comitê Consultivo de Segurança e Estabilidade (SSAC) no Painel EPSRP na ICANN58, o ALAC vai continuar com suas deliberações sobre a questão da confusão de usuários e da mitigação de riscos relacionados ao desdobramento de ccTLDs de IDNs. O ALAC planeja criar uma moção para emendar sua recomendação anterior nas Diretrizes Propostas para o processo da segunda revisão de semelhanças entre cadeias. 

Os membros de At-Large vão continuar acompanhando as conversas sobre nomes geográficos nas rodadas futuras de novos gTLDs dentro do GAC e vão participar do seminário pela web de 25 de abril sobre este assunto.  A pessoa de contato do ALAC também vai sondar no potencial para facilitar um diálogo entre sessões entre o ALAC e o GAC sobre este tópico antes da ICANN59.

A Organização At-Large Regional da América do Norte (NARALO) vai ter sua AG durante a reunião do ARIN no início de abril. Sua preparação já está muito avançada. A Organização Regional At-Large da África (AFRALO) também vai estar muito ativa concentrada na preparação de sua AG durante a ICANN59. A AFRALO pensa adotar uma abordagem inovadora na organização de suas conversas sobre tópicos e de seus eventos de extensão na sua AG.

Materiais de recursos

Revisão de At-Large: Respostas preliminares do ALAC e das RALOs ao Relatório Preliminar de Revisão de At-Large

Plano de comunicações das ALSs

Relativo ao EPSRP: Manifestação do ALAC sobre as Diretrizes Propostas para o Processo da Segunda Revisão de Semelhanças entre Cadeias

Sessões de At-Large na ICANN58

Outros materiais de referência da ICANN58

  • Sistema de balcão único para as pautas, apresentações, gravações e transcrições de todas as sessões At-Large na reunião ICANN58
  • Entrevista em vídeo de León Felipe Sánchez Ambía, o próximo membro da Diretoria da ICANN selecionado pela Comunidade At-Large.
  • Fotos das sessões de At-Large